A Implantologia é o ramo da Medicina Dentária que inclui procedimentos relacionados com a substituição de dentes perdidos por implantes dentários e atos cirúrgicos associados.
A constante evolução tecnológica dos exames auxiliares de diagnóstico – nomeadamente as técnicas de radiologia 3D – tem permitido que estas substituições por implantes sejam cada vez mais previsíveis, personalizadas e cómodas para os pacientes. A associação a outras técnicas, como os scanners faciais e os moldes digitais, permitem a confeção de guias cirúrgicas, o que também contribui para aumentar a precisão e previsibilidade dos tratamentos.
Queremos que conte com o melhor sorriso logo desde o primeiro dia de tratamento. Dependendo da sua situação clínica, poderá ser indicada a substituição de um ou mais dentes não restauráveis por implantes dentários no mesmo dia. Esta é uma técnica que permite manter a função e a estética dentária, sendo frequentemente indicada em casos que requeiram a substituição de todos os dentes ou dos dentes mais visíveis. A segurança e adequação desta técnica é atestada por diversos estudos, desde a década de 80.
Outras vantagens dos implantes dentários incluem:
- Manutenção da estrutura óssea e estética facial que se perde com a ausência de dentes;
- Restituição da capacidade mastigatória e possibilidade de se alimentar sem a preocupação inerente ao facto de não ter dentes naturais;
- Manutenção da integridade dos dentes vizinhos, uma vez que não são desgastados tal como acontece para a realização de uma ponte sobre dentes;
- Melhoria substancial na confiança e segurança dadas pelos dentes naturais, proporcionando ao paciente uma melhor auto-estima, sem qualquer inibição social.