Prostodontia

reabilitação oral

O processo de reconstrução e reparação de dentes danificados ou de substituição das peças dentárias ausentes, pode ser alcançado de duas formas distintas, quer sobre dentes, quer sobre implantes.

Próteses fixas
Próteses removíveis

 

De uma forma geral as soluções fixas são preferíveis às próteses removíveis, não só pela estética e função, mas também pelo conforto que oferecem aos pacientes.

 

Prótese fixa
Nestas próteses os dentes artificiais são imóveis estando fixos a dentes naturais ou a implantes por diversos mecanismos, dependentes do número de dentes ausentes e do estado dos dentes presentes.


É possível recorrer a coroas unitárias como a pontes de vários elementos, como é o caso da colocação de arcadas dentárias completas, com um efeito surpreendente quer a nível anátomo-funcional, quer estético e de conforto para o paciente.

 

Prótese removível
As próteses removíveis, comumente designadas por placas, permitem substituir totalmente ou parcialmente os dentes perdidos e devem ser retiradas sempre que necessário para a realização da higiene oral ou para repouso das mucosas.


As próteses removíveis apoiam-se diretamente na gengiva, na mucosa oral e, eventualmente, nos dentes existentes.


São realizadas em acrílico e/ou ligas metálicas, estando a sua eficacia muitas vezes limitada pelas peças dentárias remanescentes e a estrutura oral que a suportará, quer óssea quer mucosa.